Pensamentos Criativos

A idade não é um pretexto para que se fique velho. (G. Slattery)

A nossa cidade

Conhece-nos!

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Queres saber as horas?

És o visitante nº

alquiler de pisos
alquiler de pisos

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Posts recentes

Até sempre...

2 de Junho - Dia do Idoso...

Próxima paragem: Dia do I...

Poster A0 e Relatório Fin...

Resumo Semanal (18.05.08 ...

tags

queluz(28)

idosos(18)

envelhecimento(16)

resumo semanal(15)

jf(10)

notícias(10)

imagem de reflexão da semana(7)

o melhor do mês(6)

desafio(5)

entrevista(5)

imagem de reflexao da semana(5)

problemas(5)

universidade sénior(5)

1ºperíodo(4)

correio da cidade(4)

inquéritos(4)

património(4)

calendarização(3)

câmara municipal(3)

ccc(3)

ccc desafios(3)

debate(3)

dificuldades / problemas(3)

educação(3)

imagem d reflexão da semana(3)

jfma(3)

jfq(3)

monte-abraão(3)

natal(3)

noticia(3)

objectivos(3)

programa cidades amigas do idoso(3)

auto-avaliação(2)

conversa(2)

dia do idoso(2)

diagnóstico(2)

entrevistas(2)

junta de freguesia(2)

mapas(2)

melhor do mês(2)

pensamentos criativos(2)

plano de acção(2)

pontos fortes(2)

pontos fracos(2)

poster(2)

presidente(2)

relatório final(2)

resumo da semana(2)

solidariedade social(2)

teatroesfera(2)

vídeo(2)

voluntariado(2)

2007(1)

2ºperíodo(1)

3ºperíodo(1)

actividade(1)

actividades económicas(1)

agenda online(1)

amália rodrigues(1)

avaliação de ap(1)

todas as tags

O que pode encontrar aqui ...

Neste blog podem encontrar não só um retrato social, económico e cultural da cidade de Queluz, mas também, e essencialmente, uma abordagem à realidade das pessoas idosas da nossa cidade, sendo que o nosso subtema é "QUELUZ>64" e o nosso grande propósito é que Queluz possa, um dia, ser considerada como um exemplo a nível nacional e mundial de Cidade Amiga do Idoso. (Para compreender melhor o nosso projecto leia as publicações que fizemos ou consulte os links que temos na barra lateral direita acerca do Programa Cidades Amigas do Idoso).
Domingo, 20 de Janeiro de 2008

2ºPERÍODO… Que objectivos?

    Bem, já lá vão mais de duas semanas desde o início do 2ºPeríodo, mas infelizmente não conseguimos fazer este publicação mais cedo …Contudo, achamos que mais vale tarde do que nunca e por isso cá estamos nós para vos dizer o que pretendemos fazer ao longo deste Período.

    Para começar, queremos melhorar o trabalho por nós desenvolvido ao longo do 1ºPeríodo, ou seja, pretendemos enriquecer o diagnóstico geral que fizemos da cidade em termos demográficos, sociais, históricos, económicos e culturais. Para tal, iremos continuar a entrevistar e a divulgar práticas, actores e instituições que consideremos importantes para a nossa cidade, ao contribuírem para aumentar a qualidade de vida da população nela residente e para a projecção da cidade de Queluz a nível nacional e mundial. Iremos ainda proceder à distribuição de um inquérito à população idosa da cidade de Queluz, com o objectivo de ficar a conhecer  a sua opinião no que diz respeito à forma a cidade os trata, e se estes consideram que a cidade adapta as suas estruturas às suas suas necessidades especificas.


    Vamos ainda tentar conversar com as principais entidades políticas da cidade: o Presidente da Junta de Freguesia de Queluz (já entrevistado), a Presidente da Junta de Freguesia do Monte Abraão, o Presidente da Junta de Freguesia de Massamá e, se possível, com o Presidente da Câmara Municipal de Sintra. Nestas conversas iremos abordar essencialmente a temática do envelhecimento na nossa cidade: queremos saber se as entidades políticas mais importantes de Queluz a consideram uma cidade envelhecida, se acham que esta situação se irá inverter nos próximos anos, se consideram que a cidade integra bem os seus idosos, se os apoia, se lhes presta e lhes disponibiliza serviços e actividades de auxilio, e o que pensam fazer para continuar a melhorar o bem-estar dos idosos da cidade.

    Durante este período iremos visitar pelo menos duas instituições de auxílio a idosos da cidade, não só para conhecer o trabalho por estas desenvolvido (que tão importante é para muitos idosos da cidade), mas também para podermos ter um maior contacto com a população idosa da cidade.

    Na última semana deste período iremos ainda realizar uma visita de estudo orientada por nós, isto é, iremos elaborar um roteiro com alguns dos sítios mais bonitos da cidade e que são obrigatórios de conhecer – desde bairros típicos, monumentos, jardins, exposições, enfim, entre muitos outros locais característicos da cidade – e iremos, posteriormente, fazer de “guias” durante um dia, dando a conhecer à nossa turma o que a cidade oferece de melhor.

    Durante este período vamos ainda começar a planear a actividade que pretendemos desenvolver no fim do ano lectivo para finalizar em grande o desenvolvimento do nosso projecto, mas esta continuará no segredo dos deuses até estar melhor definida e planificada.

    Bem, mas o grande desafio deste período, visto que será essencial no desenvolvimento do nosso subtema -“O envelhecimento na cidade de Queluz”- será baseado no Programa Cidades Amigas do Idoso. Tivemos conhecimento desta iniciativa da OMS no final do período passado e desde logo achámos que esta poderia ser muito importante para nos apoiar no desenvolvimento do nosso projecto.

    Mas o que pretendemos fazer ao certo com o Programa Cidades Amigas do Idoso? 
   

    Como já referimos numa publicação anterior, o Programa Cidades Amigas do Idoso visa um conjunto de mudanças muito simples mas com grande importância para melhorar o bem-estar dos idosos que vivem nas cidades do Mundo. Para ajudar as cidades nas várias etapas de desenvolvimento a analisarem-se sob a perspectiva dos idosos e a identificarem os pontos que devem melhorar para poderem ficar mais amigas da terceira idade, a OMS desenvolveu um guia, o “Guia Global das Cidades Amigas do Idoso”. “Este Guia é destinado a grupos de pessoas interessadas em tornar as suas cidades mais amigas dos idosos […]. A lista de características amigáveis aos idosos não é um sistema para comparar cidades. Na verdade, trata-se de uma ferramenta para uma cidade se auto-avaliar e um mapa onde possam ser anotados os progressos alcançados.[…] É possível ir além dela e existem cidades com características que vão além do indicado na lista.”
    Este Guia foi elaborado com a ajuda plena dos idosos das cidades e o mesmo se aplica à sua utilização: o objectivo deste guia é envolver os idosos, estes devem avaliar os aspectos positivos e negativos das cidades e, com base na sua experiência, ajudar a tornar as cidades mais amigas dos idosos.
    Assim, o que nós pretendemos é, com base neste Guia, avaliar a nossa cidade, identificando o que esta tem e o que deveria ter e fazer para poder ser considerada um exemplo a nível nacional de cidade amiga do idoso. Para tal, contactámos a Direcção Geral da Saúde que se disponibilizou inteiramente a apoiar-nos no desenvolvimento desta avaliação da nossa cidade (em breve marcaremos uma reunião com a DGS). Iremos ainda, como o Guia “diz”, questionar a população idosa da cidade, levando-a a participar activamente na avaliação da nossa cidade.
    Iremos então elaborar um plano que irá conter uma lista com o levantamento das características positivas e negativas da nossa cidade no que diz respeito à forma como a cidade auxilia os seus idosos e contribui para o seu bem-estar. Este plano irá ainda conter várias propostas a serem entregues às Juntas de Freguesia da Cidade e à Câmara Municipal de Sintra, no 3º Período, para que a nossa cidade possa, um dia, adquirir o estatuto de cidade amiga do idoso. 
    Com este trabalho pretendemos não só aprender muito acerca do envelhecimento nas áreas urbanas, mas principalmente ajudar a tornar a nossa cidade numa cidade mais amiga da terceira idade, numa cidade onde os idosos vivam bem e com gosto.

Sentimo-nos: motivados para trabalhar
posted by polisxxi às 23:30
link do post | comenta! | Elege-nos como teus favoritos!
|

Pesquisa aqui!

 

A nossa agenda online

Free Website Calendars by Bravenet.com View my Online Calendar
Free Calendars by Bravenet.com

Galeria Queluz

Os nossos links

blogs SAPO

Subscrever feeds