.
Descrição das actividades de forma objectiva, centrando-se em aspectos essenciais
Na nossa opinião, pensamos que durante este período trabalhámos de uma forma que se adequa muito melhor aos objectivos deste concurso. De facto, apercebemo-nos de grandes falhas no trabalho por nós desenvolvido no primeiro período e na forma como o expusemos no blog. Assim sendo, decidimos seguir um caminho diferente do que o que tínhamos apostado no 1º período, tendo-nos preocupado em desenvolver actividades muito mais dinâmicas e que se integrassem inteiramente no tema do nosso projecto e nos objectivos que tínhamos definido para este.
Decidimos então empenhar-nos na avaliação da nossa cidade do ponto de vista dos idosos que nesta habitam, com base no Programa Cidades Amigas das Pessoas Idosas, tendo apurado a opinião de cerca de 200 idosos da cidade em áreas prioritárias como a saúde, a educação, os transportes, a habitação, a comunicação, entre outras. Para tal, elaborámos inquéritos que foram feitos a estes idosos de forma escrita e oral, e ainda a pessoas que têm um contacto próximo com os idosos e que conhecem bem a realidade em que estes vivem (funcionários de instituições, etc.). Colocámos ainda um inquérito geral no blog para compararmos a opinião da população em geral com a da população idosa, e para complementarmos a informação dada pelos diferentes inquéritos.
No contexto desta avaliação, fizemos ainda entrevistas a algumas das entidades politicas mais importantes da cidade – Presidente da Junta e Freguesia de Queluz e Presidente da Junta de Freguesia do Monte-Abraão -, para desta forma ficarmos a conhecer a opinião das pessoas da cidade que mais podem ajudar a melhor a qualidade de vida dos idosos na nossa cidade, e ainda, o apoio que é dado por parte destas entidades aos idosos da cidade. Conversámos também com uma das pessoas responsáveis pelo Programa Cidades Amigas das Pessoas Idosas em Portugal, a Drª Gregória von Amann, para esta nos ajudar a orientar a nossa avaliação.
No sentido de informar a comunidade de forma objectiva acerca do trabalho que vamos desenvolvendo, decidimos fazer, semanalmente, um resumo, no qual descrevemos de forma simples e objectiva as actividades que desenvolvemos ao longo dessa semana.
.
Respeito pelas referências, nomeadamente a hora, data, local e recursos utilizados/obtidos
Assim como aconteceu no período anterior, continuamos a fazer referencia a todas as fontes de informação relevantes para a elaboração dos nossos posts. Quando não há referência, é porque os textos são inteiramente por nós produzidos.
Quanto a referências como data, hora e local, apenas o fazemos quando é realmente importante fazê-lo, como é o caso de actividades elaboradas extra-aula, como entrevistas e passeios, entre outras.
.
Inclusão de reflexões críticas, bem como comentários significativos
Na nossa opinião, este foi o ponto que mais melhorámos durante este período. Se na fase anterior do nosso projecto recorríamos várias vezes a noticias e divulgávamos eventos sem darmos uma opinião pessoal do grupo em relação a estes, ou sem conseguirmos relacionar bem a sua importância e conveniência para o nosso projecto, durante este período preocupámo-nos em elaborar quase todos ou mesmo todas as publicações na integra, dando a nossa opinião e reflectindo sempre de forma critica e objectiva acerca de cada assunto exposto.
.
Elaboração com base na criatividade, coerência e perceptibilidade
Em qualquer actividade que desenvolvemos, tentamos sempre inovar e surpreender pela criatividade com que actuamos. Esta criatividade e inovação expandem-se pelas várias componentes do nosso projecto, deste a divulgação das nossas ideias no blog ou em outras actividades idealizadas pelo grupo (como a visita de estudo que promovemos ou o teatro que estamos a tentar fazer em parceria com o Teatroesfera, entre outras), à apresentação do blog, ou às rubricas que elaboramos no mesmo para o dinamizar, sempre integradas com o tema do nosso projecto (como o Melhor do Mês, os Pensamentos Criativos, a Agenda Criativa Online, etc.).
.
Animação e envolvimento da comunidade no desenvolvimento dos trabalhos
Continuamos a apostar na divulgação do nosso trabalho, e isso reflecte-se ao nível das visitas, sendo que passámos de cerca de 2000 e tal visitas no fim do período passado para quase 11mil este período. Esta divulgação foi feita, durante este período:
- Na comunidade escolar demos a conhecer o projecto a professores e colegas;
- Fora da escola demos a conhecer o projecto não só a amigos e conhecidos, mas também a uma comunidade mais alargada através de meios como o hi5 de Queluz que criámos para o desenvolvimento deste projecto, dos nossos nicks e mensagens pessoais e instantâneas no MSN, e através dos e-mails que enviámos;
- A partir da mailing list do concurso temos dado a conhecer o nosso projecto e assim levado o nosso trabalho a várias zonas do país;
- Temos ainda o privilégio de ter anunciado o nosso projecto em dois sites de grande promoção e importância para a cidade de Queluz (http://cidadedequeluz.blogspot.com/ e http://www.queluz.org/)
- Elaborámos um cartão de visita do blog que espalhámos pela escola e arredores e sem;
- Tivemos o grande privilégio de ter o nosso projecto divulgado no Jornal da Cidade, o que contribuiu bastante para a sua divulgação.
Ao longo do trabalho temos recebido vários comentários de incentivo, assim como diversas sugestões que consideramos pertinentes e sobre as quais trabalhámos e vamos continuar a trabalhar.
Actualização regular do blogue
O grupo tem andado sempre bastante empenhado e preocupado com o blogue. Apenas fazemos posts que consideramos realmente relevantes e pensamos que quem visita o nosso blog vê perfeitamente que valorizamos a qualidade em detrimento da quantidade. Durante este período publicámos cerca de 40 posts que consideramos serem, sem excepção alguma, de excelente qualidade.
______________________________________________________
Em breve publicaremos o inquérito com base na checklist do programa Cidades Amigas dos Idosos, um post acerca da visita de estudo que organizámos no passado dia 13 de Março, as nossas rubricas, a análise do inquérito online, colocaremos um novo inquérito para o 3º período e um quadro com as principais estratégias para a nossa cidade. Nos próximos dias deixaremos ainda a nossa avaliação de AP.